PUB
Recheio 2025

Já há data estimada para fim de reconstrução parcial dos Passadiços do Paiva

Já há data estimada para fim de reconstrução parcial dos Passadiços do Paiva

Após os estragos causados pelo incêndio de setembro de 2024, os Passadiços do Paiva estão a ser recuperados, com previsão de que uma parte significativa esteja funcional até ao Carnaval, a 4 de março. Esta informação foi avançada pela presidente da Câmara de Arouca, Margarida Belém, durante um evento sobre turismo promovido pelo IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo. (via Porto Canal)

As obras de reconstrução começaram este mês e seguem um cronograma de três meses, estando a ser executadas pela empresa Carmo Estruturas de Madeira S.A., num investimento de cerca de 211.700 euros. A intervenção inclui a reposição de 260 metros de passadiços e 600 metros de escadas, abrangendo não só os degraus e corrimões, mas também as ligações aos troços que escaparam às chamas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Além disso, segundo o Porto Canal, estão a ser removidos materiais danificados ao longo da primeira parte do percurso, que possui um total de cerca de oito quilómetros. O objetivo é devolver a segurança e o conforto aos visitantes desta atração inserida no Geoparque de Arouca, reconhecido pela UNESCO.

O incêndio que destruiu parte dos Passadiços deflagrou em Castro Daire, no distrito de Viseu, a 18 de setembro de 2023, propagando-se até Arouca. Margarida Belém afirmou estar confiante de que toda a zona turística estará plenamente operacional na primavera, uma altura em que a beleza natural da região atinge o seu auge e atrai numerosos visitantes.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2