PUB
Galiza2

Já há acordo entre municípios e Governo sobre o futuro da VCI no Grande Porto

Já há acordo entre municípios e Governo sobre o futuro da VCI no Grande Porto

Ao que tudo indica, já foi estabelecido um acordo entre os municípios, o Governo e a Infraestruturas de Portugal (IP), acerca das novas medidas a tomar na Via de Cintura Interna (VCI). Estas têm o fito de reduzir os níveis de trânsito que se costumam verificar no Grande Porto.

De acordo com o Jornal de Notícias (JN), nesta fase, apenas resta saber de que forma é que as medidas em questão poderão ser aplicadas. Segundo a mesma fonte de informação, espera-se que as propostas concretas sejam divulgadas em breve. 

Recorde-se que o ministro das Infraestruturas e Habitação pronunciou-se em setembro de 2024, sobre o tema. Na altura, Miguel Pinto Luz referi que, até ao final do ano transato, seria anunciada uma “solução definitiva” para os problemas de trânsito da VCI.

Entretanto, têm acontecido reuniões entre o ministro e autarcas da Área Metropolitana do Porto, assim como representantes da IP. Face às mudanças na VCI, quem tem vindo a defender um estudo realizado em 2021, pelas câmaras do Porto, Maia e Matosinhos (juntamente com Governo e IP) é Rui Moreira.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O presidente da autarquia portuense chegou a mencionar a pertinência do estudo, que sugere uma recolocação de pórticos e redução de 10% do trânsito no anel rodoviário, de maneira a que seja eliminado da VCI todo o “trânsito de atravessamento”.

“Uma pessoa que vem de Braga, pela A3, porque é que vem à VCI para ir para Matosinhos? Por causa das portagens” – chegou a referir Rui Moreira, de forma a dar um exemplo prático. Rui Moreira aproveitou ainda para enaltecer o trabalho do ministro das Infraestruturas que, no seu entender, mostrou “todo o interesse em que tal seja, agora, implementado” (via JN). 

Quem também salientou a atuação de Miguel Pinto Luz foi a presidente da Câmara de Matosinhos. Na visão de Luísa Salgueiro, o ministro tem sido “correto” na forma de abordar o assunto com os municípios, ao tentar ouvir as suas preocupações. A própria reforça a esperança de ver “em breve” tornadas públicas as propostas.

O acordo entre Governo, IP e municípios já está estabelecido, no que toca ao futuro da VCI. Resta esperar para ver quando é que o mesmo se tornará público.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3