PUB
Recheio 2024 Profissional

Já está a caminho do Porto o primeiro metro vindo da China

Já está a caminho do Porto o primeiro metro vindo da China

A primeira das 18 novas composições compradas pela Metro do Porto à chinesa CRRC Tangshan já está a caminho de Portugal, através de um navio de carga. Segundo a fabricante cada uma das composições terá capacidade para 334 passageiros e velocidade máxima de 80 quilómetros por hora.

Este é considerado o primeiro projeto de metro urbano da China a ser exportado para a União Europeia. Em agosto deste ano tinha sido anunciada a conclusão do fabrico, desta primeira composição, e a necessidade de serem realizados testes, antes de poder seguir para Portugal.

As composições irão servir as novas linhas Rosa, no Porto, entre São Bento e a Casa da Música, e o prolongamento da linha Amarela, entre Santo Ovídio e Vila d’Este, em Gaia.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Recorde-se a empresa chinesa recebeu em outubro de 2020 autorização para iniciar o fabrico, depois da Metro do Porto ter recebido o visto prévio do Tribunal de Contas.

Na época, a Lusa noticiou que fonte oficial do Metro adiantou que a CRRC poderia entregar pelo menos “uma ou duas unidades” até ao fim do ano de 2021, sendo as restantes composições entregues até 2023, ao ritmo de um por mês.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem