CMPorto

Já é conhecido o texto vencedor do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce

Já é conhecido o texto vencedor do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce

“O Avô Minguante”, de Daniela Leitão, é o texto vencedor da 9.ª edição do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce, foi esta quinta-feira revelado.

O conto escrito pela autora, de 29 anos, é inspirado na “relação muito bonita que uma pessoa próxima tinha com o seu avô”. “Quando o avô faleceu, eu não estive presente, mas senti muito o sofrimento da família à distância. Esse avô tinha Alzheimer e foi desaparecendo aos poucos… esta história fala sobre as pessoas irem desaparecendo… os nossos avós, os nossos pais… pessoas que eram maiores do que nós, que tinham tudo para nos dar, eram um colo seguro e, de repente, são pequeninas”, partilhou a jovem, licenciada em Ciências da Comunicação.

Desta forma, Daniela Leitão quis transmitir a mensagem de que “as pessoas nunca desaparecem porque as palavras que significam as pessoas são as nossas palavras”. “A minha palavra ‘avô’ é sempre este avô – nunca é outra pessoa”, explicou ainda.

Ainda que nunca tivesse conhecido os seus avós, a história reflete também a inspiração da jovem no avô marinheiro, que viveu em África, e no seu pai, que está sempre “muito presente”.

Na opinião do júri, composto por Afonso Cruz, David Machado, Sara Miranda, Sara Rodi e Violante Magalhães, o texto em causa destacou-se, entre as mais de 2.900 candidaturas recebidas, pela “beleza da relação retratada entre a personagem criança e o avô”. “Ao trazer para a literatura infantil um tema que não é fácil, a autora dirige-se de uma forma elegante e construtiva aos leitores, maiores e mais pequenos”, referiram.

Em causa, note-se, está uma história imaginada há já “muitos anos”, mas só agora divulgada por receio de falhar. “Agora decidi enviar sem medos e ainda bem. Ganhou forma e fiquei muito satisfeita porque a perceberam”, sublinhou Daniela Leitão.

Conhecido o vencedor da categoria de texto, inicia-se, no próximo dia 12 de maio, a segunda fase do concurso do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce, que diz respeito à categoria de ilustração. Os interessados em participar devem solicitar o envio do texto vencedor, através do e-mail [email protected] e submeter as suas propostas até 1 de julho.

Importante referir que este se trata do maior prémio de literatura infantil em Portugal, que reúne, numa só obra, o melhor texto e o melhor trabalho de ilustração apresentados a concurso, sendo o prémio total de 50.000 euros repartido igualmente pelos dois vencedores.

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/bairro-feliz/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=candidaturas&utm_campaign=bairrofeliz

Viva! no Instagram. Siga-nos.