As candidaturas, na categoria de texto, para o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce estendem-se até 2 de abril, dia em que se assinala o Dia Internacional do Livro Infantil.
Trata-se do maior prémio de literatura infantil em Portugal que reúne, numa só obra, o melhor texto e o melhor trabalho de ilustração apresentados a concurso, sendo o prémio total de 50 mil euros repartido igualmente pelos dois vencedores.
Estimular a emergência de novos talentos nas áreas da literatura e do design gráfico e ilustração, premiando obras originais, de autores sem livros publicados, que estimulem o gosto pela leitura das crianças. É este o objetivo da iniciativa do Pingo Doce, lançada em 2014, e à qual podem participar cidadãos que não tenham livros publicados. Entre os requisitos dos candidatos, estão ainda a idade mínima de 16 anos, nacionalidade portuguesa e residência em Portugal.
“Desde o lançamento do Prémio, foram recebidas mais de 10.000 candidaturas, 12 novos talentos foram revelados e mais de 100 mil livros com o selo Prémio de Literatura Infantil estão hoje nas mãos de milhares de crianças”, assinala o comunicado enviado à VIVA!.
“O Protesto do Lobo Mau” foi o livro vencedor no ano passado e conta já “com mais de 20 mil exemplares nas mãos das famílias portuguesas”.
“O Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce insere-se num dos nossos eixos de responsabilidade social, a promoção da literacia infantil, e representa o corolário do trabalho desenvolvido pela Companhia, há mais de dez anos, com o propósito de estimular o gosto pela leitura, entre as crianças e jovens, que já se materializou em mais de 380 títulos infantis lançados. Para o Pingo Doce, esta área vai continuar a ser uma aposta pela grande importância que a literacia representa na formação dos jovens”, destacou Maria João Coelho, diretora de marketing do Pingo Doce.
Os textos recebidos serão avaliados pelo painel de jurados composto por Mário Cordeiro, Laurinda Alves, Leonor Riscado e Rosário Alçada Araújo e Sara Miranda, representante da Jerónimo Martins.
O vencedor de texto será anunciado no dia 5 de maio, seguindo-se depois a fase de candidaturas de ilustração, no dia 13 de maio.
De referir que o júri poderá selecionar, nas categorias de texto e ilustração, um conjunto de obras que, não sendo vencedoras, justifiquem uma menção honrosa.
O livro resultante dos dois trabalhos vencedores será lançado em novembro, nas mais de 400 lojas Pingo Doce espalhadas por todo o país.
O Regulamento e todas as informações relativas ao concurso podem ser consultadas no site do Pingo Doce.