PUB
Junta da Galiza

Já abriram as candidaturas para a 7ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

Já abriram as candidaturas para a 7ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

As candidaturas, na categoria de texto, para o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce estendem-se até 2 de abril, dia em que se assinala o Dia Internacional do Livro Infantil.

Trata-se do maior prémio de literatura infantil em Portugal que reúne, numa só obra, o melhor texto e o melhor trabalho de ilustração apresentados a concurso, sendo o prémio total de 50 mil euros repartido igualmente pelos dois vencedores.

Estimular a emergência de novos talentos nas áreas da literatura e do design gráfico e ilustração, premiando obras originais, de autores sem livros publicados, que estimulem o gosto pela leitura das crianças. É este o objetivo da iniciativa do Pingo Doce, lançada em 2014, e à qual podem participar cidadãos que não tenham livros publicados. Entre os requisitos dos candidatos, estão ainda a idade mínima de 16 anos, nacionalidade portuguesa e residência em Portugal.

“Desde o lançamento do Prémio, foram recebidas mais de 10.000 candidaturas, 12 novos talentos foram revelados e mais de 100 mil livros com o selo Prémio de Literatura Infantil estão hoje nas mãos de milhares de crianças”, assinala o comunicado enviado à VIVA!.

“O Protesto do Lobo Mau” foi o livro vencedor no ano passado e conta já “com mais de 20 mil exemplares nas mãos das famílias portuguesas”.

 “O Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce insere-se num dos nossos eixos de responsabilidade social, a promoção da literacia infantil, e representa o corolário do trabalho desenvolvido pela Companhia, há mais de dez anos, com o propósito de estimular o gosto pela leitura, entre as crianças e jovens, que já se materializou em mais de 380 títulos infantis lançados. Para o Pingo Doce, esta área vai continuar a ser uma aposta pela grande importância que a literacia representa na formação dos jovens”, destacou Maria João Coelho, diretora de marketing do Pingo Doce.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Os textos recebidos serão avaliados pelo painel de jurados composto por Mário Cordeiro, Laurinda Alves, Leonor Riscado e Rosário Alçada Araújo e Sara Miranda, representante da Jerónimo Martins.

O vencedor de texto será anunciado no dia 5 de maio, seguindo-se depois a fase de candidaturas de ilustração, no dia 13 de maio.

De referir que o júri poderá selecionar, nas categorias de texto e ilustração, um conjunto de obras que, não sendo vencedoras, justifiquem uma menção honrosa.

O livro resultante dos dois trabalhos vencedores será lançado em novembro, nas mais de 400 lojas Pingo Doce espalhadas por todo o país.

O Regulamento e todas as informações relativas ao concurso podem ser consultadas no site do Pingo Doce.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem