para ocupar um dos 51.461 lugares dos 1087 cursos disponibilizados pelas universidades e institutos politécnicos.
Quarta-feira 17 Julho, 2013
Já abriram as candidaturas ao Ensino Superior
Mais cursos foram fechados
Segundo o Ministério da Educação e Ciência (MEC), as instituições procederam a uma reorientação da oferta na fixação de vagas, tendo em consideração a procura, a empregabilidade e as áreas de formação, segundo regras definidas pela tutela.
As alterações fizeram com que não abrisse nenhum curso com menos de dez vagas, existindo apenas sete cursos com menos de 20 vagas: Engenharia Têxtil em regime pós-laboral, da Universidade do Minho (UM), Engenharia Têxtil (UM), Direito em regime pós-laboral (UM), Medicina Veterinária, da Universidade dos Açores (UA), Ciências Farmacêuticas (UA), Ciências da Nutrição (UA) e Tradução e Interpretação Português/Chinês e Chinês Português, do Instituto Politécnico de Leiria da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Entre os cursos com mais vagas abertas nesta primeira fase surgem os de Direito e os da área da saúde: o curso de Direito da Universidade de Lisboa vai receber este ano 480 caloiros, mais 30 do que no ano passado.
Os nove cursos de Medicina, que estão sempre entre os mais procurados e por isso apresentam as notas de acesso mais elevadas, mantêm este ano as mesmas 1517 vagas. A primeira fase de candidatura termina a 9 de agosto e os resultados serão conhecidos um mês depois, a 9 de setembro.