
Ao que tudo indica, vai ser criada uma nova residência universitária, já no mês de setembro de 2025. Esta vai inaugurar a tempo do ano letivo 2025/2026 e conseguirá acolher 24 alunos nas suas instalações.
Tal como refere o Porto Canal, a informação foi avançada esta segunda-feira, dia 24 de março, pela Federação Académica do Porto (FAP). Vai-se chamar Academia 24 do Marquês e ficará situada na Praça Marquês de Pombal, no centro da cidade.
Segundo o mesmo meio noticioso, as obras de requalificação vão acontecer durante o ano, de forma a que a residência comece a funcionar já em setembro. A residência resulta de uma parceria com uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), segundo a FAP.

“Até setembro, o edifício será alvo de obras de requalificação para assegurar todas as condições aos estudantes, nomeadamente, quartos, cozinha, espaços de lazer, locais de estudo individual e ‘coworking’” – é referido em comunicado.
Acerca desta nova residência, sabemos ainda que esta vai ser gerida a 100% pela FAP, tal como acontece com a Residência 24 da Bainharia. Não deixa ainda de ser curioso o timing do anúncio da FAP, que coincide com a celebração do Dia Nacional do Estudante.
Neste dia, a Federação Académica do Porto não deixou de assinalar que a “falta de alojamento continua a ser um dos principais entraves no acesso e frequência do ensino superior” (via Porto Canal).