Ao que tudo indica, fazer uma deslocação entre Porto e Lisboa, pela autoestrada, vai ficar mais caro. De acordo com o Jornal de Negócios, o preço a pagar em portagens vai ascender, a partir de dia 1 de janeiro, aos 24,60 euros.
Recorde-se que, antes, o valor era de 23,90 euros, ou seja, trata-se de um aumento de 70 cêntimos. O anúncio oficial foi feito pela Brisa, esta sexta-feira, dia 27 de dezembro. Ainda assim, importa referir que nem todos os troços de autoestradas estarão sujeitos a aumento de preço.
Segundo a Brisa, citada pela mesma fonte de informação, “como se tem verificado nos últimos anos, também em 2025 existem casos de taxas de portagem que apresentam uma variação inferior à média ou mesmo nula, sendo que, noutros casos, as taxas de portagem apresentam uma variação superior à média, por não terem sido objeto de atualização em anos anteriores”.
Na prática, vai haver lugar à atualização de 52 das 93 taxas de portagem a veículos de classe 1, em 2025. As restantes vão assentar nos mesmos valores. Mais a Norte, é dado o exemplo de uma viagem realizada entre Porto e Amarante.
Pela A4, esta vai passar a ser de 4,70 euros, com uma subida registada de 25 cêntimos. Pela CREL (A9), a subida é de 15 cêntimos, o que faz com que este troço represente um custo em portagens, na ordem dos 3,70 euros.
Nesta fase, sabe-se ainda que acontecerão obras na A1 e na A4, a Norte. O objetivo, segundo relata o Jornal de Negócios, passa por “melhorar a mobilidade nas ligações à rede viária exterior, em dois nós de ligação”.
A somar a isso, também é de prever que algumas estações de serviço, na A1 e na A2, passem a ter mais lugares para estacionamento de carros ligeiros e mais postos de carregamento para carros elétricos.
Foto: Grupo Brisa