Se anda com saudades de ir ao teatro, tem uma opção prestes a chegar ao Teatro São João que pode ser exatamente aquilo que anda à procura. Chama-se “As Bruxas de Salém”, é dirigido por Nuno Cardoso e vai regressar a este espaço mítico da cidade.
O regresso acontece entre os dias 27 de setembro e 6 de outubro. Após esse período, o espetáculo seguirá em tour por diversos locais em Portugal, Espanha e Sérvia até ao final do ano.
Depois de mais de um ano desde a sua última apresentação, a história das “bruxas” de Salém, Massachusetts, volta a ser encenada no São João. A produção, baseada na obra do dramaturgo norte-americano Arthur Miller, foi lançada em 2023 pelo Teatro Nacional São João, com direção do seu diretor artístico, Nuno Cardoso.
Antes da estreia no Porto, a peça será apresentada em Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor, a 21 de setembro. De seguida, a temporada no São João ocorre entre 27 de setembro e 6 de outubro.
Depois disso, a tour passará por Santiago de Compostela, Espanha, no Auditório da Galiza, a 19 de outubro, e chegará a Belgrado, Sérvia, no Yugoslav Drama Theatre, a 4 de novembro. A última apresentação será em Lisboa, no Teatro São Luiz, entre 13 e 15 de dezembro.
“As Bruxas de Salém”, escrita em 1953 por Arthur Miller, é uma obra que reflete o contexto do macarthismo, movimento anticomunista liderado pelo senador Joseph McCarthy na década de 1950 nos Estados Unidos.
A peça retrata os acontecimentos da caça às bruxas ocorrida em 1692 na comunidade de Salém, onde várias pessoas foram acusadas e julgadas por práticas de bruxaria.
As apresentações no Teatro São João acontecerão às quartas, quintas e sábados, às 19h; às sextas, às 21h; e aos domingos, às 16h. Os bilhetes custam entre 7,50 e 16 euros. No elenco, além dos atores da companhia do TNSJ – Joana Carvalho, Jorge Mota, Lisa Reis, Patrícia Queirós, Paulo Freixinho e Pedro Frias –, participam também Ana Brandão, Carolina Amaral, Mário Santos, Nuno Nunes e Sérgio Sá Cunha.