O IPO do Porto assinala, no próximo sábado, o Dia Mundial do Dador de Medula Óssea com um evento que visa desmistificar receios e ideias erradas sobre o tema.
O evento a realizar no Dia Mundial do Dador de Medula óssea, conta com a presença de especialistas na área e testemunhos reais de dadores de medula óssea de todo o país, que relatam a sua experiência de dádiva.
“Este é um dia para consciencializar as entidades responsáveis e a comunidade, em especial os grupos étnicos, sobre a importância da inscrição como dador voluntário de medula óssea e do impacto que o transplante tem no tratamento dos doentes, ajudando a salvar vidas”, refere Susana Roncon, diretora da Terapia Celular do IPO do Porto.
Nesta edição, haverá ainda um painel dedicado ao tema das terapias celulares inovadoras, as células CAR T, que o IPO do Porto iniciou de forma pioneira em Portugal em 2019.
De acordo com dados disponibilizados hoje à Lusa, no IPO do Porto, em 2020, 67 doações foram exportadas para 14 países diferentes, acrescem ainda 29 colheitas a dadores familiares e 106 colheitas autólogas exclusivamente para transplante de doentes do instituto.
O evento acontecerá em formato híbrido, com transmissão no canal de YouTube.