O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto assinala sexta-feira o “Dia da Esperança. Com esta ação, a instituição pretende esclarecer os doentes e desmistificar algumas ideias erradas que ainda persistem sobre os ensaios clínicos, demonstrando que são procedimentos seguros, altamente regulamentados e que têm permitido um acesso mais rápido à inovação terapêutica por parte de quem mais necessita.
O IPO-Porto desenvolve ensaios clínicos desde os anos 90, tendo reforçado e formalizado esta área em 2006 com a criação da Unidade de Investigação Clínica. Desde então, verificou-se “um crescimento progressivo e sustentado” do número de ensaios clínicos e de doentes recrutados, reduzindo-se o respetivo tempo de implementação, com o consequente ganho em competitividade.
A Unidade de Investigação Clínica do IPO-Porto recrutou, desde 2006, mais de 1.500 doentes para participar em mais de 200 ensaios clínicos nacionais e internacionais.
Terça-feira 17 Março, 2015
IPO-Porto assinala sexta-feira o “Dia da Esperança”
A ação visa lembrar a importância do papel dos ensaios clínicos no acesso à inovação terapêutica e também homenagear todos os doentes e profissionais de saúde envolvidos.