PUB
Recheio 2024 Institucional

IPO-Porto assinala «Blue Day»

IPO-Porto assinala «Blue Day»

O objetivo da iniciativa, denominada “Blue Day”, dado o azul ser a cor oficial do cancro do ovário, visa despertar a população feminina para os sinais de alerta desta patologia oncológica.
Todos os anos o IPO-Porto recebe 80 novos casos de cancro do ovário e em idades cada vez mais precoces. Nesse sentido é missão do Instituto promover ações de sensibilização que foquem e transmitam os principais sintomas, como pressão, dor ou inchaço no abdómen, pélvis, costas ou pernas, e ainda náuseas, indigestão, gases, obstipação ou diarreia. Além disso, é fundamental divulgar as técnicas e locais de rastreio para deteção da doença. Segundo um estudo realizado em 2012 em Portugal, junto de 1200 mulheres adultas, há ainda um grande desconhecimento sobre o cancro do ovário no nosso país: 63 por cento das inquiridas revela não saber se, após um primeiro tratamento, é habitual o cancro voltar a aparecer, 46 por cento não sabe se o Cancro do Ovário é fácil de diagnosticar e 48 por cento não sabe dar opinião relativamente à eficácia dos tratamentos disponíveis.
Assim, neste “Blue Day” que conta com o apoio da farmacêutica Roche, a Clínica de Ginecologia, além de contar com os esclarecimentos e informações dos especialistas médicos, vai receber ainda a visita de algumas figuras públicas, como Carla Matadinho, Marisa Cruz, Carla Ascensão, Cláudia Jacques e Susana Camelo que vão distribuir flores, sorrisos e uma palavra amiga às mulheres em tratamento nesta clínica.
O primeiro Dia Mundial do Cancro do Ovário é uma iniciativa de várias organizações de diferentes países que tratam e estudam esta patologia. Assim, Portugal, Áustria, República Checa, Dinamarca, Irlanda, Itália, Reino Unido, Turquia, Suíça, Espanha, Rússia, EUA, Canadá, México, Argentina, Brasil, Austrália e Japão são os países envolvidos que tornaram possível esta iniciativa.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem