É já a partir desta quinta-feira, dia 12 de março, que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as “temperaturas vão descer entre 6 a 8 graus Celsius”.
Conforme avança o Observador, o alerta surge depois de, na quarta-feira, algumas regiões do país terem registado temperaturas próximas dos 30 graus.
“Estamos a falar de temperaturas muito acima da média para o mês de março. No entanto, por vezes estas situações ocorrem neste mês. É mais comum na segunda quinzena de março, mas não é uma situação rara. O mês de março caracteriza-se por ter muitos dias típicos de inverno, mas também de primavera e pontualmente alguns dias mais tipicamente de verão que foi o que aconteceu [na quarta-feira]”, sublinhou Ângela Lourenço, do IPMA, citada na mesma publicação.
Segundo a meteorologista, a situação vai mudar, prevendo-se um regresso da chuva mais provável a partir do próximo domingo, dia 15 de março.
“Hoje [quinta-feira] já vamos ter descida da temperatura principalmente da máxima entre 6 a 8 graus. Nalguns locais ontem [quarta-feira] foram registadas máximas perto dos 30 graus no baixo Alentejo, interior do Alentejo, e vão começar a descer já hoje. Vai haver uma mudança gradual das condições meteorológicas”, explicou.
A mesma publicação indica que as regiões do centro e sul serão, possivelmente, as que terão descidas mais acentuadas, uma vez que foram as que registaram subidas mais elevadas na quarta-feira.