PUB
Amanhecer

Investigadores do Porto desenvolvem ferramentas informáticas que identificam os comentários de ódio

Investigadores do Porto desenvolvem ferramentas informáticas que identificam os comentários de ódio

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Permitir às empresas de comunicação social identificar automaticamente discursos de ódio em comentários às suas notícias vai ser possível, através de um serviço a ser desenvolvido por investigadores do Porto.

Chama-se Stop PropagHate e é um projeto financiado em cerca de 50 mil euros pela Google, cujo objetivo é contribuir para um melhor entendimento do discurso de ódio (‘hate speech’) no caso do jornalismo online e criar ferramentas informáticas que o minimizem, disseram à Lusa os investigadores Sérgio Nunes e Paula Fortuna, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).
Através deste serviço informático, as empresas de ‘media’ vão poder verificar os comentários de ódio, bem como prever a probabilidade de uma notícia gerar comentários contendo esse tipo de discurso, acrescentaram os responsáveis pelo projeto, que fazem também parte da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
A informação obtida por este serviço informático possibilitará, assim, quantificar a presença de discurso de ódio numa plataforma e eliminar esse tipo de comentários nas redes sociais. Permitirá também ordenar e mostrar ao utilizador mensagens marcadas como ofensivas apenas em último lugar, diminuindo a probabilidade de serem visualizadas.
Os investigadores acreditam que o destaque dado a determinadas características (como raça, género, orientação religiosa, entre outras) para descrever grupos ou indivíduos, criam um ambiente propício ao discurso de ódio.
Refira-se que a ideia para este projeto surgiu da continuidade do trabalho da tese de mestrado de Paula Fortuna, que teve como tópico a deteção automática de discurso de ódio, orientada por Sérgio Nunes e inserida no projeto FourEyes (Intelligence, Interaction, Immersion and Innovation for ‘media’ Industries).
O financiamento agora atribuído pelo fundo de inovação Digital News Initiative (DNI), que resulta de uma parceria entre a Google e editoras de notícias da Europa e tem como objetivo apoiar o jornalismo através da tecnologia e da inovação, vai permitir que este projeto arranque ainda nestes primeiros meses de 2018.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3