
O Audio-GPS é um sistema parecido com o que existe ao ar livre, “mas em espaços sem vista para o céu”, onde as pessoas passam cerca de “90% do seu tempo”.
O sistema GPS permite marcar a posição de espaços num mapa interior, avisar os utilizadores sobre existência de promoções numa determinada loja e dar indicações de acessibilidade a pessoas cegas, fornecendo informações que as ajudem na sua movimentação, por exemplo.
De acordo com João Moutinho, um dos responsáveis pela aplicação, os dispositivos existentes no mercado são, por vezes, “caros” e “difíceis de adotar”, indicando ser esse um dos motivos pelos quais muitas pessoas não conhecem as aplicações para localização em espaços interiores.
O Audio-GPS é, segundo o investigador, “uma solução económica” visto que, por norma, as infraestruturas dos espaços públicos já têm os altifalantes necessários (ou podem instalá-los a baixo custo) e, por outro lado, um grande número de pessoas tem um ‘smartphone’ com microfone.
Com esta aplicação, os investigadores ganharam o primeiro lugar na edição deste ano do iUP25k – Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto (UP), onde receberam um prémio de 15 mil euros e a possibilidade de ficar incubados no Parque de Ciência e Tecnologia da UP (UPTEC).
Esta conquista vai permitir à equipa, da qual também fazem parte Diamantino Freitas e Rui Araújo, “alcançar a visibilidade e o reconhecimento” necessário para encontrar parcerias e redefinir o seu modelo de negócio.
Durante o iUP25k, foram ainda distinguidas as melhores ideias nas áreas das Tecnologias da Informação e da Energia, tendo o Audio-GPS arrecadado também o primeiro prémio, galardão patrocinado pela Microsoft Portugal.