PUB
Recheio 2024 Institucional

Investigadores criam, no Porto, “saleiro inteligente”

Investigadores criam, no Porto, “saleiro inteligente”

Chama-se “Salt Control”, tem cerca de 330 gramas, dimensões semelhantes a um saleiro convencional de cozinha e vai ser testado por 260 famílias durante dois meses, revela a Câmara Municipal do Porto, explicando que o objetivo é “calcular a dose de sal indicada para cada refeição”.

Assim, “com base no número de pessoas que irá partilhar a refeição”, este equipamento mede “a quantidade de sal aconselhada pela Organização Mundial de Saúde” – que é de um máximo de cinco gramas diárias por adulto e de três por criança.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De acordo com Carla Gonçalves, investigadora da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) e a principal responsável pelo “saleiro inteligente”, este é um equipamento que ajuda bastante, uma vez que já tem todas as doses previamente definidas. “A pessoa seleciona o botão correspondente ao número de elementos da família para a qual vai confecionar a refeição e tem a dose de criança e a dose de adulto”, indica.

O protótipo foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) da Universidade do Porto e com os serviços do Hospital de São João, do Instituto Ricardo Jorge e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem