PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Investigador do IPATIMUP vence Prémio Pulido Valente Ciência 2014

Investigador do IPATIMUP vence Prémio Pulido Valente Ciência 2014

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O trabalho distinguido permite identificar o aumento de uma proteína, a telomerase, em cancros mais agressivos da tiroide, bexiga e do sistema nervoso central.

O estudante de doutoramento do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) João Vinagre venceu a edição de 2014 do Prémio Pulido Valente Ciência, atribuído pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pela Fundação Professor Francisco Pulido Valente.
O galardão (no valor de quase dez mil euros), distinguiu um trabalho que permite identificar o aumento de uma proteína, a telomerase, em cancros mais agressivos da tiroide, bexiga e do sistema nervoso central. Nestes casos, e ao contrário das células normais, que vão perdendo expressão a cada ronda da divisão celular, as células tumorais são capazes de progredir e de dividir-se indefinidamente, porque conseguiram reativar a telomerase, produzi-la excessivamente. Em declarações à Lusa, o também investigador do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) explicou que “os tumores que têm esta alteração vão necessitar de mais tratamentos alternativos”, exemplificando que, para o cancro da tiroide, serão necessárias “doses maiores de radioiodoterapia”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer