O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) promove, este mês de junho, um conjunto de atividades de promoção em cinco importantes cidades brasileiras: Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
Brasília (dia 5), Belo Horizonte (dia 11) e Recife (dia 13) recebem provas exclusivas de vinhos do Porto e do Douro com a presença de 26 produtores durienses.
Por seu turno, no Rio de Janeiro (já realizada) e em São Paulo (8 a 10 de junho), a mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo, terá a maior delegação presente em mais uma edição do evento Vinhos de Portugal, numa organização dos jornais Público, Época, O Globo e Valor Econômico, em parceria com a ViniPortugal. Segundo nota enviada às redações, o Brasil, em 2017, atingiu um dos melhores resultados de sempre para a Região Demarcada do Douro com um crescimento de 26% (3,5 milhões de garrafas e 9,5 milhões de euros).
“O Brasil é um mercado estratégico e muito importante para os vinhos da Região Demarcada do Douro, não só pela sua dimensão, mas pelo perfil do consumidor desejoso de experiências novas e enriquecedoras, o que é uma excelente oportunidade para a contínua aposta na valorização do produto”, refere o presidente do IVDP, Manuel Cabral.
Nas três grandes provas organizadas pelo IVDP (em Brasília, Belo Horizonte e Recife), mais de 200 rótulos estarão disponíveis para degustação, numa prova exclusiva dirigida a especialistas de vinhos, profissionais da hotelaria e restauração e wine lovers, das 15h00 às 20h00.
Da programação dos três eventos constam ainda duas degustações comentadas, dirigidas pelo crítico de vinhos brasileiro, Alexandre Lalas. “À Descoberta do Vinho do Porto” (15h30-17h00) destaca a diversidade de estilos e categorias de Vinho do Porto, ajudando os participantes a perceberem as diferenças de um dos mais admiráveis vinhos fortificados do mundo. “Uma Viagem Pelo Douro” (17h30-19h00) terá em primeiro plano os vinhos do Douro, que nos últimos anos, de forma crescente, têm alcançado pontuações bem elevadas nas mais influentes publicações internacionais.
Nestas três cidades, o IVDP organiza também três ações de formação dirigidas a futuros profissionais que terão lugar nos centros universitários IESB (Brasília), UNA (Belo Horizonte) e UniFBV (Recife).
A Região Demarcada do Douro, com 36 produtores, será a maior delegação presente no Rio de Janeiro e em São Paulo no evento Vinhos de Portugal. O IVDP participa uma vez mais neste certame promovendo 12 atividades com o objetivo de explorar a versatilidade dos seus vinhos, dando a oportunidade de experimentar vinhos do Porto raros e vinhos do Douro de excepcional qualidade. “Vinhos do Porto de Sonho” e “Grandes Vinhos do Douro” serão as duas provas especiais que terão lugar nestas cidades brasileiras, conduzidas pelo reconhecido jornalista e especialista de vinhos Manuel Carvalho, dando ênfase à “autenticidade e qualidade dos vinhos da mais antiga região demarcada do mundo”.
A novidade deste ano será a atividade “O Douro na primeira pessoa”, que ocupará o espaço “Tomar um copo”, numa conversa informal à volta dos vinhos entre o jornalista Manuel Carvalho com os produtores durienses Domingos Alves de Sousa, Laura Regueiro, Dirk Niepoort, Pedro Branco, Jorge Serôdio Borges, Sofia Prazeres e Pedro Canedo.
Recorde-se que esta será a segunda edição em São Paulo, com 84 produtores, e a quinta no Rio de Janeiro, que contará com 80 produtores portugueses. Trata-se da maior edição do Vinhos de Portugal desde a sua estreia, em 2014, e o maior evento de vinhos portugueses para consumidores no estrangeiro.