PUB
Galiza3

Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto promove, em junho, ações no Brasil

Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto promove, em junho, ações no Brasil

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto  (IVDP) promove, este mês de junho, um conjunto de atividades de promoção em cinco importantes cidades brasileiras: Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Brasília (dia 5), Belo Horizonte (dia 11) e Recife (dia 13) recebem provas exclusivas de vinhos do Porto e do Douro com a presença de 26 produtores durienses.

Por seu turno, no Rio de Janeiro (já realizada) e em São Paulo (8 a 10 de junho), a mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo, terá a maior delegação presente em mais uma edição do evento Vinhos de Portugal, numa organização dos jornais Público, Época, O Globo e Valor Econômico, em parceria com a ViniPortugal. Segundo nota enviada às redações, o Brasil, em 2017, atingiu um dos melhores resultados de sempre para a Região Demarcada do Douro com um crescimento de 26% (3,5 milhões de garrafas e 9,5 milhões de euros).

“O Brasil é um mercado estratégico e muito importante para os vinhos da Região Demarcada do Douro, não só pela sua dimensão, mas pelo perfil do consumidor desejoso de experiências novas e enriquecedoras, o que é uma excelente oportunidade para a contínua aposta na valorização do produto”, refere o presidente do IVDP, Manuel Cabral.

Nas três grandes provas organizadas pelo IVDP (em Brasília, Belo Horizonte e Recife), mais de 200 rótulos estarão disponíveis para degustação, numa prova exclusiva dirigida a especialistas de vinhos, profissionais da hotelaria e restauração e wine lovers, das 15h00 às 20h00.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Da programação dos três eventos constam ainda duas degustações comentadas, dirigidas pelo crítico de vinhos brasileiro, Alexandre Lalas. “À Descoberta do Vinho do Porto” (15h30-17h00) destaca a diversidade de estilos e categorias de Vinho do Porto, ajudando os participantes a perceberem as diferenças de um dos mais admiráveis vinhos fortificados do mundo. “Uma Viagem Pelo Douro” (17h30-19h00) terá em primeiro plano os vinhos do Douro, que nos últimos anos, de forma crescente, têm alcançado pontuações bem elevadas nas mais influentes publicações internacionais.

Nestas três cidades, o IVDP organiza também três ações de formação dirigidas a futuros profissionais que terão lugar nos centros universitários IESB (Brasília), UNA (Belo Horizonte) e UniFBV (Recife).

A Região Demarcada do Douro, com 36 produtores, será a maior delegação presente no Rio de Janeiro e em São Paulo no evento Vinhos de Portugal. O IVDP participa uma vez mais neste certame promovendo 12 atividades com o objetivo de explorar a versatilidade dos seus vinhos, dando a oportunidade de experimentar vinhos do Porto raros e vinhos do Douro de excepcional qualidade. “Vinhos do Porto de Sonho” e “Grandes Vinhos do Douro” serão as duas provas especiais que terão lugar nestas cidades brasileiras, conduzidas pelo reconhecido jornalista e especialista de vinhos Manuel Carvalho, dando ênfase à “autenticidade e qualidade dos vinhos da mais antiga região demarcada do mundo”.

A novidade deste ano será a atividade “O Douro na primeira pessoa”, que ocupará o espaço “Tomar um copo”, numa conversa informal à volta dos vinhos entre o jornalista Manuel Carvalho com os produtores durienses Domingos Alves de Sousa, Laura Regueiro, Dirk Niepoort, Pedro Branco, Jorge Serôdio Borges, Sofia Prazeres e Pedro Canedo.

Recorde-se que esta será a segunda edição em São Paulo, com 84 produtores, e a quinta no Rio de Janeiro, que contará com 80 produtores portugueses. Trata-se da maior edição do Vinhos de Portugal desde a sua estreia, em 2014, e o maior evento de vinhos portugueses para consumidores no estrangeiro.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3