PUB
Recheio 2024 Institucional

Instituto do Sangue lança apelo a novos dadores entre os mais jovens

Instituto do Sangue lança apelo a novos dadores entre os mais jovens

O verão e, consequentemente, as férias, tendem a desviar os dadores frequentes dos locais de doação e, por isso, as dádivas de sangue costumam sofrer uma quebra significativa nesta época. No entanto, este é, também, o período crítico em termos de necessidades, uma vez que as deslocações implicam, muitas vezes, um aumento do número de acidentes.

Por este motivo, e tendo em conta o facto de que, em Portugal, apenas 14% dos cerca de 210 mil dadores são jovens entre os 18 e os 25 anos, os apelos do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) intensificam-se cada vez mais. Em causa está a renovação dos dadores, fator de grande preocupação num país cuja população está, cada vez mais, envelhecida. 

Com esperança de contornar esta realidade, o IPST estará presente na próxima quinta-feira, 1 de agosto, no parque exterior do MAR Shopping Matosinhos, para desenvolver mais uma ação de recolha de sangue, a decorrer entre as 14h00 às 19h00.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Recorde-se que este é o oitavo ano consecutivo em que o IPST e o MAR Shopping Matosinhos se unem no apelo às dádivas de sangue, tendo já conseguido angariar perto de 700 dadores.

Em média, Portugal precisa de 1000 unidades de sangue diárias para poder tratar dos doentes. “E, como este bem não se produz, só através da generosidade dos dadores se pode manter um banco de sangue autossuficiente”, sublinha Ofélia Alves, responsável de programação e colheitas do Centro de Sangue e Transplantação do Porto. E acrescenta: “O sangue humano continua a não ter substituto, pelo que ser dador pode fazer toda a diferença na vida de alguém. E é tão simples. Basta ser uma pessoa saudável, ter mais de 18 anos e pesar mais de 50Kg”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem