CMPorto

Instituições do Norte unem-se para concerto solidário

Instituições do Norte unem-se para concerto solidário

O Coliseu do Porto vai abrir as portas a um concerto solidário, dia 9 de maio, denominado “Alegria para a Europa – Gaudeamus” – Ciclo de Canções para Soprano e Orquestra de António Victorino d’Almeida.

No mesmo dia em que se comemora o Dia da Europa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte CCDR-N, Turismo do Porto e Norte, Livraria Lello, Irmandade dos Clérigos, Universidade do Porto e o Coliseu Porto Ageas unem-se para celebrar a Europa livre de guerras nascida com o projeto europeu e angariar fundos para os milhares de refugiados ucranianos saídos do conflito ainda a decorrer.

O concerto é aberto ao público na íntegra, com os preços a variarem entre os cinco e os 15 euros. A receita angariada será doada à Cruz Vermelha, revertendo a favor dos refugiados da Ucrânia.

O maestro Victorino d’Almeida considera a iniciativa “carregada de importância” e estabelece a analogia de que “se o fogo se apaga com água, a tristeza apaga-se com alegria”. Foi esta forma que a peça foi simbolicamente escolhida, com um tema que agrega música e poesia, num espetáculo que pretende representar “a união e o amor fraternal entre os povos e as culturas da União Europeia, interpretado em 30 línguas diferentes”.

Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP), faz menção que o “turismo é a indústria da paz” e, como tal, o responsável pelo setor no Norte sublinha que “não podíamos deixar de honrar a nossa tradição secular de solidariedade, por isso apelamos à participação de todos, toda a ajuda é pouca nas atuais circunstâncias”. A CCDRN também se associa ao evento, e António Cunha, presidente da instituição, considera que Gaudeamus “é um hino à Europa de paz que construímos”, enquanto o presidente da Irmandade dos Clérigos, padre Manuel Fernandes Silva, vê nesta iniciativa “mais do que um concerto, mas uma mensagem para a Europa e para o mundo de que a paz é a única forma de celebrar o Dia da Europa”.

“Vivemos hoje numa Europa ferida, é certo, mas a música, como a literatura e todas as manifestações da cultura, têm o poder de difundir mensagens de esperança. Este concerto parte do Porto para levar uma mensagem de alegria e de apelo à paz, por toda a Europa. É um verdadeiro gaudeo à Europa e aos seus valores basilares, que não deixará ninguém indiferente”, refere Aurora Pedro Pinto, Administradora da Livraria Lello.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes