
Com o objetivo de incentivar a reciclagem de resíduos, a empresa municipal Porto Ambiente iniciou um processo de renovação dos ecopontos na cidade, seguindo uma estratégia de reforço e renovação da rede de coletores de resíduos espalhados pela cidade.
Refira-se que os novos equipamentos (compostos por três contentores de recolha diferenciada) possuem mais capacidade de armazenamento, aberturas com maior dimensão e são de uma utilização mais cómoda, com design inovador e de menor impacto visual. Também são mais silenciosos na descarga, mais resistentes e com maior grau de segurança, ajudando a melhorar a operação de recolha dos serviços.
Recorde-se que a Porto Ambiente tem vindo a fazer um esforço no sentido de aumentar a fração de resíduos reciclável, que já regista, no presente ano e em termos homólogos, um crescimento de mais de 11% (cerca de 1 700 toneladas).
Estes novos ecopontos podem ser encontrados na Avenida de Antunes Guimarães, junto à Rua do Lidador, na Rua de S. João de Brito, junto ao viaduto das Andresas, ou na Rua do Padre Himalaia, entre outros arruamentos. Até ao final deste ano, a Porto Ambiente espera colocar 70 conjuntos destes equipamentos na cidade.