O tema deste ano da iniciativa é “A Ligação” e, pela terceira vez consecutiva, volta a integrar um rico programa cultural.
Esta grande festa de leitura e da palavra vai incluir exposições, debates, sessões de spokenword, cinema, performance, concertos, apresentações, sessões de autógrafos e uma homenagem ao escritor Mário Cláudio.
O escritor portuense será, por isso, o terceiro a receber simbolicamente uma tília da Avenida das Tílias, nos jardins do Palácio de Cristal, onde decorre a feira, depois das homenagens a Vasco Graça Moura e Agustina Bessa-Luís.
O programa cultural da edição deste ano reúne diversos nomes fundamentais da literatura e da cultura portuguesa nas dez mesas-redondas que compõem os debates orientados pelo tema ‘A Ligação’ – tais como Helder Macedo, Luandino Vieira, Gonçalo M. Tavares, José Gomes Canotilho, Helena Vasconcelos ou Valério Romão.
O cinema terá, como é habitual, um espaço de destaque no festival: o tema ‘Ligações Perigosas’ vincula o ciclo deste ano a um conjunto de obras especiais que percorrem diferentes estéticas e períodos da história do cinema, como de Joseph Losey e Satyajit Ray.
A palavra na sua dimensão mais musical e performativa continua presente no programa de spokenword que este ano traz ao palco do auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett projetos de artistas, escritores e músicos tão diversos quanto António Olaio, Jacinto Lucas Pires ou Allen Halloween.
A Feira do Livro do Porto teve nos dois últimos anos uma forte procura de editoras, livreiros, alfarrabistas e instituições ligadas ao livro e, em 2015, atingiu o número limite de 136 stands. Este ano, o horário sofreu ligeiras alterações, com a abertura a passar para as 12 horas, todos os dias, e o encerramento a ter lugar às 21 horas, de domingo a quinta, e às 23 horas, às sextas e sábados.