RECHEIO 50 ANOS

Inquérito VIVA!: percentagem significativa de leitores já usa a aplicação Stayaway Covid

Inquérito VIVA!: percentagem significativa de leitores já usa a aplicação Stayaway Covid

“Já está a usar a aplicação Stayaway Covid?”. A VIVA! perguntou e os leitores, imediatamente, responderam. De acordo com o inquérito, promovido, nos últimos 15 dias no nosso site, foi possível perceber que uma parte significativa dos inquiridos (46,3 por cento) utiliza a aplicação oficial de rastreio digital da covid-19.  

Por sua vez, 17,5 por cento dos leitores revelou ainda não estar a utilizar a aplicação porque o seu telemóvel não permite a instalação, enquanto 15,0 por cento afirmou simplesmente que ainda não a estava a utilizar.  

Para 13,8 por cento dos inquiridos, ainda há algumas dúvidas quanto à instalação da aplicação, garantindo que não sabem se o vão fazer, e 7,5 por cento assegura mesmo que não a pretende instalar.  

Importante referir que até domingo, 20 de setembro, a aplicação oficial de rastreio digital da Covid-19 em Portugal contabilizava um total de 1.030.824 ‘downloads’ nos sistemas operativos iOS e Android. 

Desenvolvida pelo INESC TEC, em parceria com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), a Keyruptive e a Ubirider, a StayAway Covid foi lançada no dia 1 de setembro e permite rastrear, de forma rápida e anónima e através da proximidade física entre ‘smartphones‘, as redes de contágio por covid-19, informando os utilizadores que estiveram, nos últimos 14 dias, no mesmo espaço de alguém infetado com o novo coronavírus. A utilização da aplicação é voluntária e gratuita e, em nenhum momento, tem acesso à identidade ou dados pessoais do utilizador. 

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes