Santander Escolhas 1

Inquérito VIVA!: leitores apoiam semana de trabalho de quatro dias

Inquérito VIVA!: leitores apoiam semana de trabalho de quatro dias

Numa altura em que o Governo português debate a possível implementação da semana de trabalho para quatro dias, e algumas empresas do setor privado começam, já, a fazer desta uma realidade, a VIVA! procurou saber qual a opinião dos seus leitores em relação a esta medida.

À pergunta “Considera que a semana de trabalho deve ser reduzida a quatro dias”, a grande maioria dos leitores (72,8 por cento) respondeu que “sim”.

Apenas 22,4 por cento dos inquiridos se mostraram reticentes quanto ao assunto supracitado, indicando que não concordam com a alteração da semana de cinco para quatro dias de trabalho.

Por sua vez, há 4,8 por cento dos leitores que afirmaram não ter qualquer opinião.

Importante referir que no Reino Unido foi realizada uma experiência piloto, durante oito semanas, que envolveu 3300 trabalhadores em 70 empresas. Os trabalhadores em causa trabalharam 80% da semana habitual, ou seja, quatro dias, sem cortes no salário e, de acordo com a CNN sentiram-se “mais felizes, mais saudáveis e a fazer melhor o seu trabalho”.

Também a Islândia já submeteu grande parte dos seus trabalhadores do setor público a algumas experiências de quatro dias de trabalho. De acordo com a mesma publicação, esta testagem não envolveu “uma queda correspondente na produtividade” tendo-se, inclusivamente, deparado com uma “dramática melhoria no bem-estar dos trabalhadores”.

Com a implementação dos quatro dias de trabalho, os cidadãos terão possibilidade de investir em novos passatempos, ter mais tempo para si, para os seus familiares e amigos e ainda para aproveitar o tempo para realmente descansar, entre outras opções já partilhadas por vários defensores desta medida.

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal