PUB
CIN Woodtec

Inquérito VIVA!: leitores apoiam semana de trabalho de quatro dias

Inquérito VIVA!: leitores apoiam semana de trabalho de quatro dias

Numa altura em que o Governo português debate a possível implementação da semana de trabalho para quatro dias, e algumas empresas do setor privado começam, já, a fazer desta uma realidade, a VIVA! procurou saber qual a opinião dos seus leitores em relação a esta medida.

À pergunta “Considera que a semana de trabalho deve ser reduzida a quatro dias”, a grande maioria dos leitores (72,8 por cento) respondeu que “sim”.

Apenas 22,4 por cento dos inquiridos se mostraram reticentes quanto ao assunto supracitado, indicando que não concordam com a alteração da semana de cinco para quatro dias de trabalho.

Por sua vez, há 4,8 por cento dos leitores que afirmaram não ter qualquer opinião.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Importante referir que no Reino Unido foi realizada uma experiência piloto, durante oito semanas, que envolveu 3300 trabalhadores em 70 empresas. Os trabalhadores em causa trabalharam 80% da semana habitual, ou seja, quatro dias, sem cortes no salário e, de acordo com a CNN sentiram-se “mais felizes, mais saudáveis e a fazer melhor o seu trabalho”.

Também a Islândia já submeteu grande parte dos seus trabalhadores do setor público a algumas experiências de quatro dias de trabalho. De acordo com a mesma publicação, esta testagem não envolveu “uma queda correspondente na produtividade” tendo-se, inclusivamente, deparado com uma “dramática melhoria no bem-estar dos trabalhadores”.

Com a implementação dos quatro dias de trabalho, os cidadãos terão possibilidade de investir em novos passatempos, ter mais tempo para si, para os seus familiares e amigos e ainda para aproveitar o tempo para realmente descansar, entre outras opções já partilhadas por vários defensores desta medida.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2