Em mais um inquérito realizado, a revista VIVA foi à procura de saber se os seus leitores concordam com a possibilidade de haver alterações na disciplina de cidadania nos 1º e 2º ciclos.
Com base nas respostas dadas, foi possível ver que cerca de metade dos inquiridos (49,9%) concordam com eventuais alterações na disciplina. Pelo lado contrário, são 41,8% aqueles que não concordam com eventuais mudanças.
A terceira hipótese de resposta, bem mais reduzida, é relativa aos leitores que não têm uma opinião formada sobre o assunto (8,3%).
Sobre eventuais alterações à disciplina
Recorde-se que, ultimamente, se tem falado sobre eventuais alterações à disciplina de Cidadania, nas escolas. Quem se chegou a pronunciar sobre o assunto foi o Ministro da Educação, que considera que é preciso ouvir e avaliar, antes de chegar a uma decisão final (via RTP).
No entender de Fernando Alexandre, a medida só poderá ser tomada com base em estudos. Contudo, numa fase prematura, ainda não dá exemplos de alterações que pudessem vir a verificar-se nas escolas.