
“No total, as 104 candidaturas aprovadas correspondem a um investimento global superior a 124 milhões de euros, com o incentivo de 67,4 milhões de euros”, explicou a Comissão de Coordenação Regional do Norte (CCDR-N), responsável pela atribuição dos fundos comunitários Norte 2020.
Para a CCDR-N, estes números são reveladores do “grande dinamismo do tecido empresarial da região Norte” que respondeu desta forma ao “primeiro aviso que a Autoridade de Gestão do NORTE 2020 lançou em março passado para incentivar a Inovação Produtiva”.
Este primeiro concurso, que dispunha de 40 milhões de euros, recebeu 266 candidaturas de empresas mas só 118 “reuniram condições para serem aprovadas”.
Perante a procura, a dotação de 40 milhões “acabou por se revelar insuficiente”, pelo que a autoridade de gestão decidiu aumentar a dotação de FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) para 67,4 milhões, deixando contudo de fora 14 candidaturas.
A CCDR-N disse ainda que o concurso destinado a promover o empreendedorismo qualificado e criativo nas empresas do Norte encerrou com a aprovação de sete projetos que irão receber cerca de quatro milhões de euros.