A iniciativa “Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra”, promovida pelo Porto Innovation Hub, regressa esta quinta-feira, pelas 18h30, para uma sessão, em formato virtual, centrada no projeto do Mercado do Bolhão, cujas obras deverão estar concluídas no segundo semestre do ano.
A conduzir esta viagem virtual à obra de restauro e modernização do Mercado do Bolhão estará Nuno Valentim, autor do projeto de arquitetura, Vasco Freitas, projetista, e João Cunha, responsável pelo projeto de engenharia. Os convidados da palestra, moderados pela arquiteta Bárbara Rangel, vão abordar aspetos relacionados com a tecnologia, inovação e engenharia presentes no projeto.
A sessão será acompanhada pela apresentação de um vídeo documental sobre o projeto. A participação na sessão é gratuita mas é necessária inscrição prévia.
De referir que o Ciclo Inovação Fora de Portas resulta da colaboração do Município do Porto com o Departamento de Engenharia Civil da FEUP (DEC/FEUP), em parceria com a Reitoria da Universidade do Porto e a Gaiurb, com o apoio da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), a Ordem dos Arquitetos (OA) e a Casa da Arquitectura (CA).
O programa conta com um ciclo de palestras virtuais, dedicado ao debate sobre o impacto das diferentes áreas de atuação da Engenharia Civil na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Em abril, a iniciativa abordará o “Plano Diretor Municipal do Porto”. O “Parque Central da Asprela” e o “Terminal Intermodal de Campanhã” serão os temas das sessões agendadas para maio.
Em junho, o programa tem como destaque uma sessão dedicada às atuais pontes da cidade do Porto e Gaia.
Todas as informações a propósito da “Inovação Fora de Portas” estão disponíveis na página oficial do Porto Innovation Hub.