PUB
Recheio 2024 Institucional

Infraestruturas de Portugal vai reabilitar troço Espinho/Gaia da Linha do Norte

Infraestruturas de Portugal vai reabilitar troço Espinho/Gaia da Linha do Norte

A intervenção, a executar ao longo de um troço com cerca de 17 quilómetros, envolve a eliminação de todas as passagens de nível rodoviárias e pedonais, entre outros trabalhos.

Já foi publicado em Diário da República o concurso para a reabilitação do troço Espinho – Vila Nova de Gaia da Linha do Norte, num total de cerca de 17 quilómetros e que vai custar 49 milhões de euros. O prazo para o desenvolvimento dos trabalhos é de 660 dias.

A intervenção envolve a renovação integral da superestrutura da plena de via, bem como a eliminação de todas as passagens de nível rodoviárias e pedonais, através da construção de 16 desnivelamentos.

Os trabalhos incluem ainda o alteamento e alargamento de plataformas de acesso de estações e apeadeiros, bem como a alteração do ‘layout’ das estações de Granja e Vila Nova de Gaia.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Serão também criadas duas vias de resguardo eletrificadas, com 750 metros, para aumento da capacidade da via no transporte de mercadorias.
De referir que estas obras estão integradas no projeto de modernização do troço Ovar – Vila Nova de Gaia da Linha do Norte, num investimento total de 160 milhões de euros.

Cofinanciada por fundos comunitários, a empreitada geral está inserida no programa de investimentos na requalificação da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia 2020.

À Lusa a Infraestruturas de Portugal (IP) assegurou que o projeto será “executado de forma faseada de forma a minimizar os impactos na circulação na Linha do Norte”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem