Na sequência do pedido do BE para suspensão das obras de reabilitação da Estação de São Bento, no Porto, a Infraestruturas de Portugal (IP) garantiu à agência Lusa que as intervenções concluídas e em curso na histórica estação receberam parecer favorável da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
Segundo fonte oficial da IP, o café já concluído na estação de São Bento e o hostel, ainda em obra, receberam pareceres positivos da DGPC. Relativamente aos “restantes projetos” para o edifício, estes estão “numa fase inicial” e “só arrancam” quando obtiverem a mesma apreciação daquele organismo.
“Compete aos concessionários fazer esse pedido à DGPC. As obras só arrancam quando houver parecer da DGPC”, afirmou a mesma fonte.
Referindo-se aos trabalhos de reabilitação da histórica estação, o deputado do BE José Soeiro disse esta terça-feira ser “ilegítimo que se avance para um processo deste tipo sem que a DGPC seja ouvida e sem que os próprios órgãos municipais e a cidade sejam ouvidos”.
Em conferência de imprensa, o BE lançou um apelo para que toda a cidade do Porto “se mobilize para que possa ter uma palavra e para que a Estação de São Bento não seja descaracterizada, nem seja feita nas “costas da cidade”.
Para o deputado do BE, a reabilitação de São Bento não deve responder “aos apetites do privado” que quer, assume José Soeiro, transformar a histórica Estação de São Bento, num “ ‘shopping’ igual a outro espaço qualquer”, descurando os “interesses da cidade”, assim como os “interesses do património”, “da preservação da cultura” e de “quem utiliza a estação quer para viajar, quer para a visitar”.
A 5 de outubro, quando se assinalou o centenário da inauguração da Estação Ferroviária de São Bento, o ministro do Planeamento anunciou que seriam instalados no edifício um hostel, um mercado “Time Out”, uma loja “Starbucks”, um café, 15 restaurantes, quatro bares e uma galeria de arte, a concluir até finais de 2017.