A Infraestruturas de Portugal (IP) iniciou a construção dos novos apeadeiros do Hospital de São João e de Arroteia, na linha ferroviária de Leixões. Avaliada em 346,6 mil euros, a empreitada foi adjudicada em 1 de agosto e deve ser concluída até dezembro, com um prazo de execução de 120 dias. As obras incluem a criação de plataformas com sinalização, abrigos, bancos e áreas para máquinas de bilhetes, visando o retorno do serviço de passageiros na Linha de Leixões.
Segundo o JN, a linha, que retomará o serviço de passageiros em dezembro, contará com paragens nos novos apeadeiros do Hospital de São João e Arroteia, além de melhorias nas estações de São Gemil e Contumil. A Câmara de Matosinhos está a garantir os acessos às estações, prevendo-se a circulação de um comboio suburbano por hora entre Porto-Campanhã e Leça do Balio.
Com 34 ligações diárias de 20 minutos cada, estima-se que a linha venha a servir 1,6 milhões de passageiros por ano, com grande parte da procura originada em Campanhã e no Hospital de São João. A CP planeia instalar 10 validadores para contabilizar os passageiros e iniciar uma segunda fase de expansão, incluindo melhorias em Guifões, Araújo, e uma nova estação em Leixões.
A modernização da Linha de Leixões está prevista para o terceiro trimestre do próximo ano, com intervenções programadas para acomodar mais comboios de passageiros. Durante alguns fins de semana, a circulação de comboios será suspensa temporariamente para permitir a realização das obras necessárias.