Esta quarta-feira, a partir das 14h30 e até às 17h30, o INESC TEC vai abrir portas ao público geral para mostrar tecnologias inovadoras destinadas às áreas da saúde, do mar, smartphones, música, multimédia, redes sem fios, media e segurança.
Tecnologias de planeamento para cirurgia de tratamento de cancro da mama, monitores de eletrocardiogramas de baixo custo, ferramentas automáticas para análise de colposcopias digitais, ferramentas que conseguem prever a popularidade de notícias online, aplicações tecnológicas que têm como objetivo compor, manipular e experienciar a música, pontos de acesso voadores para disponibilizar acesso à Internet em eventos temporários, comunicações subaquáticas ou transferência de energia sem fios são alguns dos exemplos das tecnologias que vão estar em mostra no edifício sede do INESC TEC no Porto, no Campus da FEUP.
O “Open Day do CTM” (Centro de Telecomunicações e Multimédia), um dos 12 centros do laboratório, tem como objetivo demonstrar a sua capacidade para a inovação e produção de resultados científicos de alta qualidade, bem como criar uma oportunidade para identificar sinergias e estabelecer futuras parcerias, tanto no mercado português como no de exportação.
Para Augustin Olivier, adjunto da Direção da instituição, “o INESC TEC é um instituto que não se limita a fazer investigação fundamental. O nosso objetivo é abranger toda a cadeia de valor na conceção de um projeto, desde a produção de conhecimento, à investigação aplicada, ao seu desenvolvimento e, por último, à colocação do produto no mercado. Nós produzimos e gerimos ciência e a nossa relação com o mundo empresarial é cada vez maior, prova disso é o facto de atualmente 40% dos resultados dos projetos do INESC TEC já estarem integrados nos processos de negócios de empresas”. Assim, empresas como a EFACEC, a InovRetail ou a Wavecom vão marcar presença no “Open Day do CTM” para apresentar resultados de projetos desenvolvidos com a colaboração do INESC TEC.