A pensar nos turistas, em particular os que chegarão através do novo terminal de passageiros do Porto de Leixões, a autarquia afirmou ter investido mais de 372 mil euros no novo espaço de promoção da cidade e da região, associando-se ao Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).
Financiada a 85% por fundos comunitários do QREN- Quadro de Referência Estratégico Nacional, a Loja de Turismo de Matosinhos passa a integrar a Rede de Informação Turística Regional do Porto e Norte de Portugal.
A Loja Interativa de Turismo de Matosinhos – a primeira que fica junto ao mar – dispõe de uma zona de atendimento ao turista, zona de exposição de produtos do concelho e de toda a região, duas mesas interativas com informação, dois videowalls onde são projetados filmes de várias temáticas como património ou restauração. Um dos videowalls projetará imagens para o exterior da Loja.
Latas de conservas, livros, blocos de notas, esferográficas, pins, íman de frigorífico, mapas, guias são alguns dos artigos que poderá encontrar na loja.
A cerimónia de inauguração contou também com a presença do presidente do TPNP, Melchior Moreira.
Além das lojas abertas em parceria com os municípios, o Turismo do Porto e Norte tem ainda lojas em Santiago de Compostela e no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Em breve estará a funcionar o Porto Welcome Center, no Palácio das Cardosas. A Loja Online, que permitirá reservar alojamento em hotéis, mesa nos restaurantes e comprar bilhetes para museus e monumentos, e o autocarro interativo que circulará pela Europa a divulgar a região como destino turístico, são outros dos projetos que estão a ser trabalhados.