
Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, vai presidir na segunda-feira, 30 de julho, às 11h, à inauguração da Central de Emergência de Matosinhos, um dispositivo único no país e que agregará as comunicações e a resposta de emergência de todas as corporações de bombeiros do concelho, da Proteção Civil Municipal, do Sistema de Salvamento Balnear, do Gabinete Técnico Florestal, da Polícia Municipal e da Fiscalização Municipal.
Refira-se que a Central de Emergência de Matosinhos gerirá as comunicações, os procedimentos e a gestão inicial das emergências a partir de um espaço único, contando com o apoio de sistemas e equipamentos que permitem a maximização e racionalização dos recursos disponíveis a cada momento. O cruzamento de várias tecnologias no mesmo local possibilita ainda uma perceção global e integrada de todos os fatores que compõem ou potenciam a emergência.
A central ficará acessível pelo número 220178402, através de encaminhamento automático a partir dos contactos habituais das corporações de bombeiros e, sempre que se justifique, também pelo número nacional de emergência, o 112.
O equipamento, que agora vai ser inaugurado após um período de funcionamento experimental, apresenta como objetivo principal “a melhoria do socorro às populações, dando sequência ao grande investimento que a Câmara Municipal de Matosinhos tem realizado no âmbito da proteção civil. É disso exemplo a disponibilização de equipas permanentes em todas as corporações do concelho e a criação, em 2008, de um Sistema de Salvamento Balnear único no país, o qual, funcionando 365 dias por ano, permitiu já salvar cerca de 300 vidas, efetuando ainda, entre outras missões, a permanente monitorização ambiental das praias do concelho”, pode ler-se em nota da autarquia.