
“O impacto das alterações climáticas na economia do mar” é o tema do workshop realizado pelo CentroAdapt, no âmbito do encontro Business2Sea – Fórum do Mar 2018.
Em foco estarão “a subida do nível do mar e vulnerabilidade costeira; os desafios e oportunidades no combate aos plásticos num contexto de aumento da temperatura média; a vulnerabilidade do Oceano e a relação entre a economia do mar e as alterações climáticas”, revela nota enviada às redações.
Realizado no âmbito da 8ª edição do Business2Sea, evento internacional promovido anualmente pela associação Fórum do Mar, o workshop “O impacto das alterações climáticas na economia do mar” é dirigida a empresas e profissionais ligados, diretamente ou indiretamente, à economia do mar, assim como a estudantes e investigadores das mais variadas áreas do ambiente, gestão e economia.
Com o carimbo da Universidade de Coimbra e pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra, a formação realiza-se no próximo dia 14, na Alfândega do Porto, sala Miragaia, às 14h, com o objetivo de “promover o aumento da capacidade de inovação das empresas e entidades, face ao impacto que as alterações climáticas têm na economia do mar”.
O workshop colocará, lado a lado, academia e empresas, contando com a presença dos professores Filipe Duarte Santos e Carlos Manuel Correia Antunes, assim como com a presença de Pedro Martins Barata, coordenador do Roteiro para a Neutralidade Carbónica, e Vanessa Romeu em representação do Lidl Portugal.
De acordo com Zara Teixeira, investigadora do polo MARE, “as alterações climáticas acarretam elevados custos económicos, sociais e ambientais para toda a economia, nomeadamente para os sectores primários como sejam as atividades ligadas ao mar. Assim, e atendendo à necessidade de reforçar competências e estratégias de cooperação entre empresas, centros de IDT, instituições de ensino superior e até organismos da Administração Pública, o CentroAdapt e o MARE organizam este workshop que coloca em discussão temas que são cruciais para todos aqueles que fazem do Mar e dos recursos marinhos a base da sua atividade ou objeto de estudo”.
O Business2Sea – Fórum do Mar 2018 realiza-se de 14 a 16 de novembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Dedicada ao tema “Desafios do Mar 2030”, a edição de 2018 é organizada pelo Fórum Oceano com a colaboração da Fundação CETMAR, Centro Tecnológico do Mar, com sede na Galiza.
O evento contará com um programa diversificado dedicado ao tratamento e debate de um conjunto de desafios de natureza tecnológica, ambiental, social e económica com que os diferentes stakeholders da economia do mar se vão confrontar na próxima década.
Refira-se que o evento abordará um conjunto de temas como as evoluções tecnológicas e as oportunidades e ameaças ao desenvolvimento que se colocam às principais atividades da economia do ,ar; a economia circular e a sustentabilidade das atividades da economia do mar e dos ecossistemas marinhos; os empregos e competências profissionais, principais mudanças e respostas aos desafios que se colocam aos diferentes setores da economia do mar e as políticas públicas e enquadramento do mar no próximo período de programação de fundos comunitários.