
Ao longo das mais recentes obras da Metro do Porto (MdP), a VIVA tem-lhe dado a conhecer os avanços das empreitadas, a partir de publicações feitas pela própria empresa, através da rede social X, antigo Twitter.
Esta terça-feira, dia 3 de junho, foram divulgadas novas imagens, que nos permitem ver o ponto de situação dos trabalhos, na Linha Rubi. “Ao longo da Via Eng. Edgar Cardoso, em Vila Nova de Gaia, ganha corpo a estação Rotunda que vai integrar a futura Linha Rubi (H) do Metro do Porto” – escreve a MdP.
Até à data, a última previsão indica-nos que a empreitada da Linha Rubi (H) irá ficar concluída até ao fim do ano de 2026. Nos últimos dias, também pudemos ver o estado atual das obras na futura estação da Casa da Música, conforme pode ver em baixo.
Ainda a propósito da Linha Rubi, está levará à criação de uma nova ponte. Neste caso, a Ponte Ferreirinha, que irá ligar a zona do Campo Alegre (Porto) à zona da Arrábida (Gaia). A Metro do Porto refere que está já vai “[ganhando] corpo”.
Mais perto de terminar, está a empreitada da Linha Rosa. Ao Público, a empresa de transportes portuense referiu que, nesta fase, o foco é “a conclusão dos trabalhos à superfície e a consequente libertação de ocupações de via pública e devolução de todos os espaços à cidade até ao final de julho [de 2025]”.
De momento, já vão sendo colocados os carris na Linha Rosa. À data de 12 de maio, a Metro do Porto afirmava que 650 metros do percurso, entre São Bento e o Hospital Santo António, já tinham carris. Na altura, a MdP afirmou que, em breve, a montagem se ia aplicar à Galiza.
Foto: via Metro do Porto