Em Braga, está prestes a nascer uma nova residência universitária. Esta passará a existir onde era a antiga fábrica “Confiança” e sabe-se que terá um total de 786 camas. As primeiras imagens do projeto foram divulgadas na passada sexta-feira, 20 de dezembro, pelo Grupo Casais (GC).
De acordo com o Porto Canal, o grupo em questão vê o nascimento da residência universitária como um “marco” para a cidade. Recorde-se que, no local, chegou a existir uma fábrica de sabonetes e perfumes, sendo que o edifício estava devoluto desde 2005.
Nas redes sociais, o GC deu-nos a conhecer o que esperar deste novo espaço, que terá quartos individuais, duplos e triplos. A juntar a isso, também terá cozinhas, zonas para refeições e convívios, assim como salas de estudo.
Será também um espaço que promete não esquecer o passado, na medida em que haverá lugar a uma área cultural, onde estarão presentes museus e produtos da “Confiança” que, como dito anteriormente, chegou a existir no local.
Segundo a mesma fonte de informação, esta nova residência universitária, em Braga, conta com um investimento aproximado de 25,51 milhões de euros. Ficará disponível, de acordo com as previsões atuais, no primeiro trimestre de 2026.
Quem se mostra satisfeito com esta nova aquisição para terras bracarenses é o próprio Município de Braga. No entender de Ricardo Rio, presidente da autarquia, é “um projeto absolutamente estruturante a nível nacional e um projecto crucial a nível local”.
“A nível nacional este projecto é claramente o maior na quantidade de quartos e capacidade de alojamento de estudantes, mas também do ponto de vista financeiro regista o maior envelope financeiro disponibilizado para residências universitárias” – acrescenta (via Porto Canal).
Em jeito de nota final, importa referir que o projeto faz parte do Plano de Recuperação e Resiliência. Faz parte de uma ligação entre a Universidade do Minho (UM) e o Instituto Politécnico do Cávado e Ave.
Fotos: Grupo Casais (via Facebook)