PUB
Galiza2

(Imagens) O edifício recente em Ramalde que faz parte do “Porto de Arquitetura”

(Imagens) O edifício recente em Ramalde que faz parte do

O percurso “Porto de Arquitetura” regressou no passado sábado, 7 de junho, com um roteiro que pôs em evidência o POP – Porto Office Park, erguido na Avenida de Sidónio Pais, em Ramalde. 

Aos participantes, foi proposta uma imersão na volumetria simétrica dos dois blocos corporativos de nove andares, inaugurados em 2022, enquadrados por um novo parque urbano e por um pavilhão de apoio equipado com áreas de lazer e prática desportiva.

Segundo a autarquia, um dos aspetos mais comentados foi a pele exterior do conjunto: painéis modulares de dois pisos que, de dia, salientam a textura escura em ritmo vertical e, à noite, ganham outra dimensão com fios de luz que se espalham de forma aleatória a partir das lâminas. 

Técnicos da Broadway Malyan – o atelier responsável pelo projeto – acompanharam a visita, levando a cabo a missão de explicar as opções formais, construtivas e ambientais.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Promovido pela Câmara do Porto em parceria com a Casa da Arquitectura, o roteiro desta segunda edição inclui seis paragens, cada uma pensada para revelar diferentes escalas, programas e interpretações arquitetónicas espalhadas pela cidade.

A etapa final já tem data marcada: sábado, 28 de junho, às 16 horas. O destino será o M-odu, reabilitação do antigo matadouro municipal assinada pelo arquiteto japonês Kengo Kuma com o apoio do estúdio portuense OODA. 

Será a derradeira oportunidade deste ciclo para observar de perto um exemplo de reconversão industrial que promete redefinir a relação entre património e cidade contemporânea.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3