
Na Maia, mais concretamente em Milheirós, há agora um novo espaço ao ar livre, acabado de inaugurar. A cerimónia oficial de inauguração foi realizada na presença do Presidente da Câmara, António Silva Tiago.
Tal como refere a Câmara da Maia, em nota à imprensa, este destacou a importância do novo Parque Fluvial de Alvura para a cidade e para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes. Também participaram a vereadora do ambiente, Marta Peneda, e a presidente da Junta de Milheirós, Maria José Castro Neves.
O Parque Fluvial de Alvura resultou de um investimento de mais de 400.000 euros e tem como principal objetivo “promover a biodiversidade e fortalecer a resiliência local às alterações climáticas” – segundo a autarquia.




Assim, o parque em questão visa também estimular soluções baseadas na natureza, ao promover uma boa gestão hídrica, por exemplo. No evento, quem se pronunciou sobre a evolução da Maia, em termos de qualidade de vida dos habitantes, foi o presidente do município.
“Há 30 anos, quando cheguei à Câmara, a Maia não tinha um jardim público. Hoje, somos o segundo município do país com mais espaços verdes públicos tratados” – referiu António Silva Tiago. Este ainda acrescentou que o novo parque era um objetivo antigo da autarquia.
Com base na informação divulgada pelo município, espera-se que o parque não seja apenas um sítio de lazer. Antes pelo contrário, será também um “laboratório vivo”, um exemplo de integração entre a natureza e a tecnologia.
Para além da boa gestão hídrica, este apresenta iluminação ecoeficiente alimentada por energia solar e eólica, e internet gratuita, demonstrando como é possível conciliar a modernidade com a responsabilidade ambiental.
No entender da presidente da Junta de Milheirós, “esta é uma obra que perdurará por gerações, garantindo uma melhor qualidade de vida para os nossos filhos e netos”.