PUB
Galiza3

(Imagens) Há um novo Parque Fluvial na Maia que já foi inaugurado

(Imagens) Há um novo Parque Fluvial na Maia que já foi inaugurado

Na Maia, mais concretamente em Milheirós, há agora um novo espaço ao ar livre, acabado de inaugurar. A cerimónia oficial de inauguração foi realizada na presença do Presidente da Câmara, António Silva Tiago.

Tal como refere a Câmara da Maia, em nota à imprensa, este destacou a importância do novo Parque Fluvial de Alvura para a cidade e para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes. Também participaram a vereadora do ambiente, Marta Peneda, e a presidente da Junta de Milheirós, Maria José Castro Neves.

O Parque Fluvial de Alvura resultou de um investimento de mais de 400.000 euros e tem como principal objetivo “promover a biodiversidade e fortalecer a resiliência local às alterações climáticas” – segundo a autarquia.

Assim, o parque em questão visa também estimular soluções baseadas na natureza, ao promover uma boa gestão hídrica, por exemplo. No evento, quem se pronunciou sobre a evolução da Maia, em termos de qualidade de vida dos habitantes, foi o presidente do município.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Há 30 anos, quando cheguei à Câmara, a Maia não tinha um jardim público. Hoje, somos o segundo município do país com mais espaços verdes públicos tratados” – referiu António Silva Tiago. Este ainda acrescentou que o novo parque era um objetivo antigo da autarquia.

Com base na informação divulgada pelo município, espera-se que o parque não seja apenas um sítio de lazer. Antes pelo contrário, será também um “laboratório vivo”, um exemplo de integração entre a natureza e a tecnologia. 

Para além da boa gestão hídrica, este apresenta iluminação ecoeficiente alimentada por energia solar e eólica, e internet gratuita, demonstrando como é possível conciliar a modernidade com a responsabilidade ambiental.

No entender da presidente da Junta de Milheirós, “esta é uma obra que perdurará por gerações, garantindo uma melhor qualidade de vida para os nossos filhos e netos”.

Fotografia: Junta freguesia Milheirós
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2