PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem

(Imagens) Há um novo parque em Campanhã acabado de inaugurar

(Imagens) Há um novo parque em Campanhã acabado de inaugurar

Uma nova área verde de 40 mil metros quadrados foi recentemente aberta ao público na Alameda de Cartes, mais concretamente em Campanhã. Desta forma, pretende-se promover uma circulação mais acessível e segura, em algumas zonas envolventes.

Entre estas, os bairros do Falcão, Cerco e Lagarteiro, e a estruturas como a Escola do Falcão, a Horta da Oliveira, o Campo Municipal de Campanhã, a Piscina Municipal de Cartes e o Parque Oriental. 

Ao todo, o parque conta com 1,5 quilómetros de trilhos pedonais e uma vegetação composta por mais de mil árvores e arbustos nativos. Este foi inaugurado no último sábado, 28 de setembro, e contou com o presidente da Câmara do Porto.

Na presença de Rui Moreira, e do vice-presidente Filipe Araújo, a inauguração marcou uma nova etapa para os moradores de Campanhã. Como refere a própria Câmara do Porto, o novo parque oferece um espaço multifuncional e inclusivo, promovendo deslocações suaves e sustentáveis, além de contribuir para a conservação ambiental.

Segundo Filipe Araújo, que também é responsável pelas pastas do Ambiente e da Transição Climática, este parque não só melhora a qualidade do espaço urbano, mas também responde às necessidades locais, sendo um espaço de lazer e convivência. 

O próprio destacou ainda a importância de conectar as áreas habitacionais a equipamentos essenciais, criando uma rede de mobilidade mais fluida para a população.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Com quatro hectares integrados ao Parque Oriental da Cidade, a nova área verde está conectada a mais 18 hectares ao longo do Rio Tinto, reforçando o compromisso da cidade em criar um ambiente urbano mais interligado. 

O projeto também responde a questões ambientais urgentes, como a gestão da água da chuva, que é absorvida pelo solo, ajudando a manter o equilíbrio hídrico da região. Durante a visita, Filipe Araújo esteve acompanhado de diversas autoridades locais, que celebraram a conclusão de um espaço planeado em colaboração com a comunidade.

Segundo a mesma fonte, Campanhã foi escolhida para fazer parte do projeto europeu URBiNAT, que visa construir corredores urbanos saudáveis, integrando as necessidades dos moradores, moradores esses que foram essenciais para o desenvolvimento do projeto.

Além das áreas verdes, o Parque da Alameda de Cartes também abriga o Campmarket, um mercado de artesanato, produtos orgânicos e velharias, criado pela própria comunidade para dinamizar a área. 

O investimento na obra foi de 2,7 milhões de euros, com 1,7 milhões provenientes de fundos europeus. O projeto foi liderado pela empresa municipal GO Porto.

Fotografias: Miguel Nogueira
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem