PUB
Philips S9000

Igreja de Santa Marinha está a ser reabilitada

Igreja de Santa Marinha está a ser reabilitada

Interromper o processo de degradação do exterior da Igreja de Santa Marinha, “revertendo a descaracterização de que foi alvo e dignificando um edifício classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1974”, é o objetivo da intervenção que está a ser levada a cabo pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

As obras de requalificação da fachada da igreja de Santa Marinha, em Gaia, edifício que remonta ao século XVI e que em 1745 teve uma intervenção da autoria de Nicolau Nasoni, deverão estar concluídas em julho.

“A igreja paroquial apresenta diversos problemas, quer no interior, quer no exterior, relacionadas com infiltrações provenientes da cobertura, que se apresenta em mau estado de conservação”, explica a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, em comunicado.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Os trabalhos incluem a reparação integral do reboco da fachada, a demolição da construção anexa adossada à fachada do corpo da igreja a sul, o tratamento das cantarias em granito à vista, a pintura dos vãos exteriores e a reparação e substituição de caleiros e tubos de queda.

A reabilitação resulta de um investimento de cerca de 130 mil euros, tendo sido aprovada a sua candidatura ao PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano). Este projeto integra-se na ação inscrita no PARU (Programa de Ação de Reabilitação Urbana de Vila Nova de Gaia) do PEDU e contempla a intervenção noutros edifícios como a capela de Nossa Senhora da Piedade e a capela do Senhor d’Além.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem