PD - Revista Sabe Bem 64

Igreja de Santa Clara reabre na próxima semana

Igreja de Santa Clara reabre na próxima semana

Depois de cinco anos de obras de restauro, a Igreja de Santa Clara, no Porto, volta a abrir portas ao público na próxima semana. A reabertura está marcada para o dia 22 de outubro, sexta-feira, pelas 14h00, três horas depois da realização da cerimónia de inauguração, foi esta terça-feira anunciado.

A operação “Igreja de Santa Clara do Porto” arrancou em 2016, sendo considerada uma das maiores intervenções de conservação e restauro levadas a cabo pela Direcção Regional de Cultura do Norte.

Em causa, recorde-se, estiveram trabalhos de reabilitação sobre o “sistema construtivo e estrutural do edifício, a remodelação das infra-estruturas eléctricas, de telecomunicações e de segurança e a redução de barreiras arquitectónicas”.

Além disso, o património envolveu também uma “intervenção profunda”, nomeadamente ao nível da “intervenção de todo o espólio artístico do imóvel”, onde foi contemplada a “talha dourada e policromada, a escultura, a pintura de cavalete, a pintura mural, a pedra, o azulejo, os metais e o património organístico”.

A empreitada da Igreja de Santa Clara envolveu um investimento superior a 2,5 milhões de euros e é uma intervenção comparticipada em 85% pelo Programa Operacional Norte 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, com o Mecenato da Irmandade dos Clérigos e Fundação Millennium BCP.

Classificada como Monumento Nacional em 1910, a Igreja de Santa Clara do Porto, localizada na Sé, no Largo Primeiro de Dezembro, é património do Estado e “constitui um relevante testemunho de um conjunto monástico feminino que integra uma vasta rede de património religioso. Faz parte integrante do centro histórico do Porto classificado como Património da Humanidade reconhecido pela UNESCO, desde 1996”.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/gastronomia-dos-acores-e-madeira-na-sabe-bem-de-outono/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=240921-ta5&utm_campaign=sabebem63

Viva! no Instagram. Siga-nos.