PUB
CMPorto

IDP vai repor elementos em bronze desaparecidos da ponte da Arrábida

IDP vai repor elementos em bronze desaparecidos da ponte da Arrábida

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
As letras e os símbolos em bronze que figuravam na ponte da Arrábida, do lado de Gaia, desapareceram. A PSP do Porto fala em vandalismo ou roubo. A Infraestruturas de Portugal (IdP) vai recolocar os elementos em falta, num outro metal.

Quase todas as letras e símbolos em bronze que estavam afixados no início e no fim do tabuleiro da ponte da Arrábida desapareceram. Do lado da Afurada, em Gaia, já só se veem as marcas. Do lado do Porto, restam apenas algumas letras, tendo desaparecido as armas da cidade.
De acordo com fonte oficial do comando metropolitano da PSP do Porto, em fevereiro deste ano deu entrada uma participação sobre o desaparecimento das letras na ponte. A situação, avançou a mesma fonte, pode estar relacionada com atos de vandalismo ou roubo de metais.
Mas o caso da ponte da Arrábida não é único no país. A Infraestruturas de Portugal (IdP), empresa pública responsável pela ponte, afirmou que outras estruturas, de norte a sul do país, têm sido alvo de atos semelhantes.
A IdP lamenta o desaparecimento das letras e símbolos da ponte e, dada a importância da obra de arte – projetada por Edgar Cardoso, inaugurada em 1963 e classificada como Monumento Nacional -, a empresa vai recolocar os elementos que, neste momento, estão em falta na travessia.
A intervenção terá lugar dentro de 2 a 3 meses, altura em que a ponte sofrerá uma pequena intervenção de rotina. As novas letras e símbolos da ponte serão num outro metal, menos valioso do que o bronze – mas preservando o mesmo estilo dos anteriores –, na tentativa de prevenir futuros roubos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer - sacão