O Instituto da Segurança Social (ISS) anunciou esta quinta-feira que os idosos do Lar Residencial das Fontainhas, no Porto, vão ser transferidos para serviços da Misericórdia local porque aquele equipamento “não reúne condições necessárias ao desenvolvimento das respostas sociais”. “A opção relativa à transferência dos idosos para equipamentos sociais da Misericórdia do Porto resulta da constatação de que o Lar Residencial das Fontainhas não reúne as condições necessárias ao desenvolvimento das respostas sociais, em termos do edificado e do cumprimento da legislação em vigor nesta matéria”, explica, em comunicado, o ISS.
A medida surge “na sequência de notícias relacionadas com o alegado encerramento do Lar Residencial das Fontainhas, no distrito do Porto”, estando em causa uma denúncia feita pela CDU na quarta-feira que acusou o Centro Distrital do Porto da Segurança Social de pretender encerrar o referido lar e vender o edifício para transformar em hotel. “O Lar Residencial das Fontainhas (…) tem em curso um processo de articulação e cooperação com a Santa Casa da Misericórdia do Porto, no sentido de serem encontradas as melhores alternativas para o acolhimento para todos os idosos em estruturas sociais adequadas aos quadros sociais e clínicos”, avança o documento.
De acordo com o ISS, a transferência “é uma das medidas integradas no Programa de Emergência Social com vista a melhorar o paradigma de resposta social, envolvendo organizações do terceiro setor e parceiros sociais de forma a rentabilizar a experiência e proximidade da rede nacional de solidariedade”.
Sexta-feira 20 Setembro, 2013
Idosos do Lar das Fontainhas transferidos para a Misericórdia
Os idosos vão ser transferidos porque o equipamento “não reúne condições necessárias ao desenvolvimento das respostas sociais”.