PUB
CIN Woodtec

ICBAS e Faculdade de Farmácia da U.Porto encerrados e aulas de Medicina suspensas devido ao covid-19

ICBAS e Faculdade de Farmácia da U.Porto encerrados e aulas de Medicina suspensas devido ao covid-19

O número de casos confirmados de covid-19 em Portugal, particularmente no norte do país, está a obrigar o Governo a tomar novas medidas e a reavaliá-las constantemente.

No passado sábado, dia 7 de março, a Ministra da Saúde, Marta Temido, e a diretora da Direção-Geral de Saúde, Graças Freitas, anunciaram, em conferência de imprensa, o encerramento das instalações onde funcionam o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e Faculdade de Farmácia da U.Porto (Complexo ICBAS/FFUP), na Rua Jorge Viterbo Ferreira.

Na origem das medidas agora adotadas, que, de acordo com as responsáveis são “proativas”, procurando “adiantar-se aos acontecimentos”, está a confirmação de um caso de infeção de uma estudante de Farmácia. O portal de notícias da U.Porto dá conta que “se trata de um caso com ligação direta a outro caso externo à Universidade do Porto, que havia sido diagnosticado após o regresso de uma viagem a Itália” e que a estudante “se encontra bem e em tratamento no Centro Hospitalar Universitário de S. João (CHUSJ).

Segundo as informações divulgadas, os espaços estarão encerrados durante 14 dias e serão também alvo de manutenções, consideradas essenciais, e que serão definidas pelos diretores de cada uma das instituições.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A mesma nota acrescenta que o Conselho de Administração do CHUSJ determinou também a “suspensão das atividades formativas com doentes ou profissionais daquele centro hospitalar” e a direção da Faculdade de Medicina suspendeu “todas as atividades letivas do Mestrado Integrado em Medicina, com efeito imediato e extensível aos hospitais afiliados”.

Importante referir que o Governo anunciou também o encerramento do edifício de História da Universidade do Minho, em Braga, e de todas as escolas e serviços como cinemas, piscinas, bibliotecas e outras zonas de grande concentração de pessoas em Felgueiras e Lousada, dois municípios que representam o maior foco de infetados no país. Estão também suspensas visitas a hospitais, prisões e lares do Norte do país.

Recorde-se que, neste momento, há 31 casos de coronavírus confirmados em Portugal, 23 dos quais no Norte.

Foto: Egídio Santos | U.Porto

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil