Com o objetivo de “promover e reforçar a articulação e colaboração entre peritos e organizações das várias áreas do conhecimento [médica, veterinária e ambiental]”, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) promove esta quarta-feira, 3 de novembro, o “1st Porto One Health Day”, um evento que vai abordar o conceito de “One Health – Uma Saúde”.
A abordagem “One Health – Uma Saúde” reconhece a ligação entre pessoas, animais, plantas e o ambiente e pretende dar uma “resposta científica e técnica que possibilite prevenir, detetar, conter, eliminar e responder a ameaças para a saúde pública causadas por agentes e eventos perigosos para a saúde humana e animal”.
E, de acordo com o instituto, ameaças à saúde humana como a covid-19 reforçam a importância e a urgência de implementar esta abordagem na medicina, ciência e ensino.
Assim, o ICBAS vai reunir, num evento único e transdisciplinar, peritos de diversas áreas e de diferentes instituições de ensino e investigação da cidade do Porto (CECA, CIIMAR, CIBIO-InBIO, CI-IPOP, FCUP, ISPUP, i3S, REQUIMTE, UMIB), para discutirem a urgência de integrar o conceito “One Health – Uma Saúde” no nosso sistema.
As palestras do “1st Porto One Health Day” vão mostrar “resultados, iniciativas e propostas de ação relacionadas com esta abordagem”, explica o ICBAS.
Para representar a natureza colaborativa do conceito, as palestras vão acontecer não só nas instalações no ICBAS, mas também em algumas das instituições envolvidas.
Os interessados em participar no evento podem inscrever-se aqui.