Sabor do mês PD - carne

i3S vai premiar soluções inovadoras no combate à Covid-19

i3S vai premiar soluções inovadoras no combate à Covid-19

A 3.ª edição do i3S Health Innovation Prize destina-se a investigadores e empreendedores que apresentem “soluções impactantes” para combater a pandemia Covid-19. As candidaturas devem ser enviadas até 27 de abril.

“Impulsionar tecnologias, dispositivos médicos e compostos terapêuticos” desenvolvidos por investigadores e empreendedores portugueses e internacionais é o objetivo da 3ª edição do i3S Health Innovation Prize / Prémio de Inovação em Saúde.

Desta vez o desafio é o de encontrar soluções impactantes na pandemia por Covid-19, desde a prevenção à monitorização da doença, passando por meios de diagnóstico seguro e preciso, pela descoberta de compostos terapêuticos ou de vacinação, ou mesmo soluções para auxilio ou proteção dos profissionais de saúde.

“É inegável que a humanidade está atualmente a travar uma guerra biológica natural com o SARS-CoV-2 e que a sociedade espera da investigação e inovação biomédicas um arsenal para combater o vírus”, afirma Hugo Prazeres, coordenador do gabinete de transferência de Tecnologia do i3S.

“Com este prémio estamos a desafiar e mobilizar investigadores e empreendedores para focar todas as suas capacidades neste problema, que inevitavelmente se tornou uma prioridade de saúde”, acrescenta o responsável ao portal de notícias da Universidade do Porto, realçando que o objetivo passa por  “impulsionar tecnologias, dispositivos médicos e compostos terapêuticos para ajudar a resolver este problema. O conhecimento e as soluções biomédicas já existem, precisamos apenas de apoiar seu reposicionamento para esta aplicação e acelerar a sua implementação”.

O i3S, as empresas Tecnimed Group e Vallis Capital Partners e a Câmara Municipal do Porto são os patrocinadores desta edição do Prémio de Inovação em Saúde, num total de 20 mil euros. O prémio terá o mesmo montante em serviços de apoio à inovação patrocinados pelo programa de aceleração Resolve-Health, também do i3S.

Os candidatos podem ainda receber prémios sob a forma de produtos e serviços, atribuídos pelos parceiros desta edição, nomeadamente o gabinete de patentes Patentree, a Agência Nacional de Inovação (ANI), a Porto Business School e a Esfera Cúbica – Audiovisual Productions.

Bárbara Macedo, também do gabinete de Transferência de Tecnologia do i3S, salienta que, em tempo recorde, “conseguimos angariar um grupo de parceiros que, no seu conjunto, irão proporcionar todas as ferramentas para que as ideias vencedoras tenham sucesso na sua transferência para a indústria, que era também o objetivo deste prémio”.

“Somos apoiados por um painel de patrocinadores e parceiros que abrange a área de Capital de Risco, Farmacêutica; Saúde Pública, Propriedade Industrial, Desenvolvimento de Negócios, Marketing e Média, que são complementares entre si no apoio a várias etapas críticas no ciclo de inovação, de forma que o vencedor se encontrará muito bem apoiado”, adianta Hugo Prazeres.

As candidaturas ao i3S Health Innovation Prize poderão ser enviadas até 27 de abril, e os vencedores serão anunciados até 15 de maio.

Mais informações aqui.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes