
É já esta quinta-feira, dia 20 de março, que vai inaugurar o novo Hospital de Dia de Adultos, na Unidade Local de Saúde São João (ULSSJ). O projeto resulta de um investimento de 5 milhões de euros e quem o melhor descreve é a presidente da ULSSJ.
Nas palavras de Maria João Batista, citada pelo Porto Canal, “esta infraestrutura dá resposta a doentes oncológicos e não oncológicos, doentes que têm doenças crónicas que fazem tratamentos muitas vezes demorados e pesados”.
A própria acrescenta que “estas pessoas e os profissionais que trabalham neste contexto precisavam claramente de uma infraestrutura física que comportasse este nível de cuidados diferenciados”.
Esta nova área distribui-se por 3 pisos, onde tem zonas para tratamento oncológico e não oncológico, zonas para consultas e uma “área de permanência”, conforme descreve Maria João Batista.
A última zona mencionada pretende atender o doente que tem uma doença crónica, que é seguido no Hospital de Dia, mas que sofre de um problema agudo e precisa de ser avaliado no imediato.
No fundo, é uma área destinada a doentes que não têm consulta nem tratamento marcados, mas que têm sintomas que exigem cuidados rápidos. Febre ou infeções respiratórias são alguns desses exemplos.
“Não indo ao Serviço de Urgência, libertamos a Urgência, e também não vai interferir nas consultas programadas que estão a decorrer. Acabamos, também, por libertar os Cuidados de Saúde Primários” – explica a presidente da ULSSJ.
Maria João Batista dá ainda ênfase a uma nova área de farmácia, destinada à preparação de medicamentos. Desta forma, é possível estabelecer uma sintonia entre as equipas, o que ajuda a poupar tempo de espera.
Estas melhorias, no entender de Maria João Batista, fazem com que tudo aconteça de uma forma mais “tranquila” e “organizada”, o que, para si, é de extrema relevância para os pacientes.