PUB
Amanhecer

Hospital São João presente em Bruxelas para discussão sobre desenvolvimento da saúde na maternidade

Na próxima terça-feira, uma delegação do Hospital Pediátrico Integrado (HIP) do Centro Hospitalar de São João vai deslocar-se até Bruxelas, na Bélgica, para participar na conferência “Together for the Next Generation” (em português “Juntos pela Próxima Geração”), que pretende fazer a avaliação das medidas tomadas no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, para que a mulher corra menos riscos na maternidade.   

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No evento, que irá juntar alguns dos mais conceituados investigadores europeus na área da saúde maternoinfantil e neonatal, também se procurará discutir o papel que a investigação e a inovação podem desempenhar no campo da saúde materna e perinatal nos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O diretor do HIP, Alberto Caldas Afonso, sublinhou que é fundamental avançar e tomar medidas na ciência, a nível mundial, para que o número de mulheres vítimas da gravidez ou do parto diminua.
Caldas Afonso recorda que o Fundo de População das Nações Unidas estima que mais de 300 mil mulheres tenham morrido este ano devido a causas relacionadas com a maternidade.
“A nível mundial temos ainda que ter em conta que as doenças maternas e perinatais são a sétima maior causa da morte”, atenta o responsável hospitalar.  
A deslocação dos profissionais médicos à conferência, que tem o patrocínio da Comissão Europeia, vai permitir, ainda, o encontro com vários deputados portugueses para dar a conhecer o novo protocolo de cooperação entre dois dos principais hospitais da Península Ibérica, o Centro Hospitalar de São João e o do Hospital de La Paz, em Madrid.
“Trata-se de um importante protocolo para os profissionais dos dois hospitais universitários, uma vez que prevê a promoção e realização conjunta de atividades de investigação em saúde, transferência de tecnologia e fomento do intercâmbio de experiências no âmbito nacional e internacional”, explicou Caldas Afonso.
A abertura da conferência “Together for the Next Generation” estará a cargo do comissário europeu de Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer