PUB
CMPorto

Hospital de São João premiado pelo plano de atuação durante a pandemia

Hospital de São João premiado pelo plano de atuação durante a pandemia

O Centro Hospitalar Universitário de São João foi premiado pelo seu projeto “Utilização de estratégias de comunicação inovadoras para a mobilização da comunidade durante a crise de doação de sangue provocada pela covid-19”, desenvolvido no âmbito da iniciativa “Além do cumprimento do dever no combate à covid-19” da Federação Internacional dos Hospitais (FIH). 

Em comunicado enviado às redações, o São João dá conta desta distinção, atribuída por uma comissão internacional composta por 16 especialistas do setor da saúde, que premiou também outros hospitais de 28 países, pelo plano de atuação implementado para fazer face à pandemia. 

“O prémio reconhece não só a contribuição de todos os profissionais na resposta à pandemia por covid-19, mas também o papel crucial da estratégia de comunicação implementada e dirigida a toda a população, logo após o início da pandemia, após se ter verificado uma diminuição significativa nas dádivas de sangue”, salientou Maria do Carmo Koch, diretora do Serviço de Imunohemoterapia/Banco de Sangue do CHUSJ, alertando que, num tempo de grande incerteza, era necessário transmitirem a mensagem de que “as transfusões de sangue continuavam a ser necessárias e vitais para o tratamento dos doentes” e que “o processo de realização das dádivas era seguro” tanto para dadores, doentes como profissionais. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No âmbito desta iniciativa, foi lançada, esta terça-feira, uma campanha de comunicação internacional, que presta homenagem às instituições hospitalares distinguidas e aos prestadores de cuidados de saúde pelo trabalho realizado.  

De acordo com Ronald Laveter, diretor executivo da FIH, uma das motivações principais para arrancarem com a iniciativa “Além do cumprimento do dever no combate à covid-19” foi dar destaque à diversidade e agilidade que a área hospitalar foi capaz de implementar para responder à pandemia. “A pandemia forçou os hospitais a desenvolverem, implementarem e adotarem novas formas de funcionamento, e muitas dessas mudanças vieram acelerar o surgimento de transformações positivas ao nível da prestação de cuidados de saúde”, destacou, citado em comunicado. 

“Além do cumprimento do dever no combate à covid-19”, da Federação Internacional dos Hospitais, tem o patrocínio do Hospital Ashikaga da Cruz Vermelha Japonesa – Grupo Nikken Group e da Federação Internacional da Indústria Farmacêutica e Associações (IFPMA). 

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem