PUB
Prémio literatura infantil PD até 1/4

Hospital São João no Porto bateu um recorde importante em 2024

Hospital São João no Porto bateu um recorde importante em 2024

O Hospital São João atingiu um marco inédito em 2024, ao ultrapassar a marca das 64 mil cirurgias realizadas ao longo do ano: 64.627, para ser mais preciso. Trata-se de um recorde para o Hospital São João.

Este desempenho representa um crescimento de 10% face ao registado em 2023. Segundo a Câmara do Porto, entre os procedimentos realizados, mais de 38 mil ocorreram em regime de ambulatório, modalidade que registou um crescimento superior a 13% em comparação com o ano anterior. 

Este modelo tem a vantagem de proporcionar um tempo de recuperação reduzido, o que beneficia tanto os pacientes quanto a gestão hospitalar. Por outro lado, as cirurgias convencionais também acompanharam a tendência de crescimento, com um aumento superior a 9%.

A eficiência do hospital traduziu-se na redução do tempo médio de espera para cirurgia, um fator essencial para garantir maior previsibilidade e qualidade no atendimento. De acordo com a instituição, quase 89% dos procedimentos foram realizados dentro do Tempo Máximo de Resposta Garantida (TMRG).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Em particular, os pacientes oncológicos também foram beneficiados por esta evolução positiva, com mais de 93% das intervenções realizadas dentro do prazo estipulado. O compromisso com a inovação cirúrgica foi igualmente reforçado, com a realização de 383 cirurgias robóticas nas áreas de Urologia, Ginecologia e Cirurgia Geral. 

Graças a um notório avanço tecnológico, passam a ser exequíveis procedimentos mais precisos e menos invasivos, o que resulta em recuperações mais rápidas e menor necessidade de internamento.

Para sustentar este volume de cirurgias, o hospital mantém uma organização eficiente, com os blocos operatórios a funcionar durante 12 horas diárias, seis dias por semana.

Este esforço coloca a instituição entre as que mais realizam cirurgias em todo o país, o que ajuda a consolidar o Hospital São João, no Porto, como uma referência na área da saúde em Portugal.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Revista Sabe Bem até 30/4